“Ato de participar de modo voluntário para algum trabalho ou atividade.”
Essa é a definição que encontramos no Dicionário e é isso que faz o nível de engajamento ser um dos indicadores de resultado mais importante que suas redes sociais podem ter.
Para o mundo digital, o tal engajamento, traduz o quanto seu público interage com sua marca e canal.
Quantas pessoas envolvidas, que mantém um relacionamento direto com você?
Ou seja, essa é a métrica que vai dizer se as pessoas estão gostando de você e de seu conteúdo, o suficiente para deixar um like, um comentário e te acompanhar e compartilhar.
Quer mais que isso? Não, né! Estamos falando do rei dos KPIs.
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Rede social é canal de relacionamento, então você precisa de estudo e estratégia.
Não existe mágica que vai fazer seu canal bombar da noite para o dia.
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É muito importante que o seu público seja bem conhecido.
Para isso você deve estudar o seu mercado e se perguntar:
Qual perfil que você quer atrair?
Com quem você quer se relacionar?
Essa pessoa tem quais hábitos?
Descobrindo as características, o conteúdo gerado poderá ser produzido de forma direcionada, para ser relevante e interessante para quem o recebe.
Isso serve para TODOS os canais (desde newsletters, até iscas de atração, Instagram, Facebook, YouTube e etc) – se o seu conteúdo foi bem embasado e interessa para sua audiência, fique tranquilo: você terá o tão sonhado engajamento!
Não adianta nada você gastar tempo fazendo roteiro, estratégia e um excelente conteúdo se ninguém está te vendo!
Invista em uma distribuição eficiente para um bom alcance.
Interação com outros perfis, boa utilização das hashtags, palavras-chaves e técnicas de SEO e impulsionamento (patrocínio), tudo isso contribui para aumentar sua visibilidade.
Quando você contrata uma ferramenta de automação (como os famosos robôs), o resultado no papel até pode chegar, mas dificilmente aquelas pessoas (mesmo que reais), se identificam realmente com sua marca.
Nesses casos os seguidores geralmente tem uma interação única e nada mais.
Esse engajamento “falso” não converte nada para seu funil, ou seja, no final das contas aquele seguidor não vai te agregar nada além de um like.
Os tais algoritmos também já estão fechando cada vez mais o cerco quando a plataforma percebe que suas ações são automatizadas, então CUIDADO, os bots podem ser um tiro no pé!
Um exemplo que foi muito bem utilizado pelo professor Rafael Rez, autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI” e fundador da “Nova Escola de Marketing”, foi a campanha do Burguer King da Noruega, em 2013 (olha como eles estavam à nossa frente!)
Muitos pensaram que a ação era suicida, mas foi genial!
A campanha no Facebook dizia: “em troca de um Big Mac grátis, eu aceito ser banido da página do Burger King por toda a eternidade”.
A ação separou o joio do trigo e fez saber quem realmente é fiel à marca, perdendo 30 mil seguidores, mas ganhando 5 vezes mais engajamento.
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Aposto que isso vai dar um tilt na sua cabeça, mas vale muito uma reflexão!
Gostou do conteúdo? Então engaje! Comente, curta e compartilhe! Mostre para gente que é um fiel seguidor! rsrs
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